A Univali com base em seu PDI 2021-2018 defini algumas metas para a inovação em todas as suas áreas de atuação tanto na graduação quanto na pós-graduação, bem como na prestação de serviços para a sociedade. O PPGE vem trabalhando na perspectiva de trazer potenciais de inovação por meio de sua produção intelectual principalmente pela transferência de conhecimentos para a educação básica, para a educação superior e para outros segmentos sociais.
O caráter inovador do programa pode ser avaliado principalmente por meio dos projetos de pesquisa e extensão inovadora conduzidos no escopo da Tecnologia Assistiva e das Tecnologias Educacionais. Nesta direção os docentes possuem iniciativas de impacto relevante na geração de pesquisas que geram produtos e transferem valor da academia para a sociedade, dos quais destacam-se:
Prof. Dr. Alejandro Rafael Garcia Ramirez (2021-2024)
2023 - Menção Honrosa - Univali
DESCRIÇÃO DO PRÊMIO: Categoria de resumos estendidos no Congresso Computer on the Beach (COTB)
DOCENTES/ESTUDANTES/PARCERIAS ENVOLVIDAS: Alejandro Rafael Garcia Ramirez, Mauricio Pasetto de Freitas, Vinicius Piai, Paulo Henrique de Souza, Anita Maria da Rocha. Parcerias: Clínica de Fonoaudiologia Hospital Universitário, Associação de Afásicos de Itajaí e Região (AAFas). Universidade Federal do ABC (UFABC).
TRABALHO DE CONCLUSÃO/PROJETO VINCULADO: Contribuições no tratamento e reabilitação de Afasia. Chamada Pública FAPESC / CNPq 04/2019. Programa de Apoio a Núcleos Emergentes PRONEM.
2023 - Prêmio Univali de Inovação - Univali
DESCRIÇÃO DO PRÊMIO: Primeiro lugar no Prêmio Univali de Inovação 6ª edição.
DOCENTES/ESTUDANTES/PARCERIAS ENVOLVIDAS: Alejandro Rafael Garcia Ramirez, Mauricio Pasetto de Freitas, Vinicius Piai, Paulo Henrique de Souza, Anita Maria da Rocha. Parcerias: Clínica de Fonoaudiologia Hospital Universitário, Associação de Afásicos de Itajaí e Região (AAFas). Universidade Federal do ABC (UFABC).
TRABALHO DE CONCLUSÃO/PROJETO VINCULADO: EMENDA PARLAMENTAR - Empreendedorismo em Tecnologia Assistiva, 2021 MCTI/CNPq.
PROCESSO: 424937/2021-2
2022 - Melhor trabalho - Univali
DESCRIÇÃO DO PRÊMIO: Modalidade Resumo Estendido no congresso Computer on the Beach (COTB)
DOCENTES/ESTUDANTES/PARCERIAS ENVOLVIDAS: Alejandro Rafael Garcia Ramirez, Daniel Trevisan Tatsch. Parcerias: Laboratório de Qualidade do Ar. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
TRABALHO DE CONCLUSÃO/PROJETO VINCULADO: Avaliação de técnicas de calibração usadas em monitores de poluentes atmosféricos de baixo custo (Mestrado).
2022 - Prêmio Jornada Univali para o Empreendedorismo Social - Univali
DESCRIÇÃO DO PRÊMIO: Primeiro Lugar no Prêmio Jornada Univali para o Empreendedorismo Social
DOCENTES/ESTUDANTES/PARCERIAS ENVOLVIDAS: Alejandro Rafael Garcia Ramirez, Teddy Ordoñez Nuñez. Parcerias: Clínica de reabilitação da Universidade do Vale de Itajaí (Univali)
TRABALHO DE CONCLUSÃO/PROJETO VINCULADO: EMENDA PARLAMENTAR - Empreendedorismo em Tecnologia Assistiva, 2021 MCTI/CNPq.
PROCESSO: 424937/2021-2
2021 - Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação - Fapesc
DESCRIÇÃO DO PRÊMIO: Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor
DOCENTES/ESTUDANTES/PARCERIAS ENVOLVIDAS: Alejandro Rafael Garcia Ramirez, Marion Ann Hersh.
TRABALHO DE CONCLUSÃO/PROJETO VINCULADO: Investigation of the spatial representations of blind people. Edital Nº 00/2018 - Chamada Pública
2021 - Prêmio Mérito Docente - Univali
DESCRIÇÃO DO PRÊMIO: Categoria Professor Inovador
DOCENTES/ESTUDANTES/PARCERIAS ENVOLVIDAS: Alejandro Rafael Garcia Ramirez
2021 - Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) - CNPq
DESCRIÇÃO DO PRÊMIO: Modalidade/Nível: DT-II Edital 03/2021. Processo: 305835/2021-1
DOCENTES/ESTUDANTES/PARCERIAS ENVOLVIDAS: Alejandro Rafael Garcia Ramirez Parcerias: Clínica de Fonoaudiologia do Hospital Universitário, Associação de Afásicos de Itajaí e Região (AAFas). Pós-Graduação e Design Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
TRABALHO DE CONCLUSÃO/PROJETO VINCULADO: Contribuições no tratamento e reabilitação de Afasia.Prof. Dr. André Raabe
ROPE - Robô Programável Educacional
Projeto de pesquisa e extensão inovadora que promove o desenvolvimento de brinquedos de programar (robôs) que são entregues para escolas de educação infantil. Já atendeu mais de 3600 crianças, 300 professores e 43 escolas no município de Balneário Camboriú-SC.
O projeto iniciou em 2017 por meio de convênio com o Ministério Público de Balneário Camboriú. Em 2017 foram entregues 30 unidades do brinquedo desenvolvido atendendo mais de 1000 crianças. Em 2020 o projeto foi ampliado atendendo os anos iniciais do ensino fundamental com a entrega de 54 Robôs para 27 escolas (atendendo mais de 2300 estudantes) e também realizando formação de 300 professores.
O projeto até o momento envolveu 6 projetos de iniciação científica integrando estudantes de design, engenharia de computação e ciência da computação; duas dissertações de mestrado, sendo uma em computação aplicada do egresso André Santana e outra em educação. Atualmente é tema de duas dissertações em andamento em Computação de Cesar Viana que visa avaliar diferentes modalidades de interfaces tangíveis) e de Luiz Noschang que busca integrar o robô em uma rede IoT. Outras duas em andamento em Educação de Cristiane Cechinel e Sandoval Braga buscam avaliar o impacto educacional do brinquedo e estabelecer parâmetros iniciais sobre o pensamento computacional de crianças na primeira infância.
O projeto RoPE foi classificado no prêmio Sinapse da Inovação SC gerando em 2018 uma empresa StartUp chamada SmartFun (http://smartfunbrasil.com/). A empresa tem como sócios um aluno, um egresso e um docente do mestrado. A empresa atua em convênio com a Univali para desenvolvimento, comercialização e fabricação dos robôs e de materiais didáticos associados. Estudantes que fizeram TCCs no escopo da parceria ingressaram no mestrado para dar sequência aos seus projetos neste quadriênio. A submissão de projetos em editais de fomento que valorizam a relação universidade/empresa se tornou viável e vem ampliando as possibilidades de captação de recursos.
As seguintes matérias foram veiculadas sobre o projeto:
O Programa, por meio de seus pesquisadores, mantém convênios de cooperação com instituições nacionais e internacionais, e possui ainda projetos em cooperação com IES e empresas executados com apoio financeiro de agências de fomento.
O Currículo de Tecnologia e Computação, produção técnica na qual o Dr. André Raabe é autor, tem sido amplamente utilizado por secretarias educacionais de municípios e estados brasileiros para auxiliar as equipes que estão escrevendo os novos currículos adequados à Base Nacional Curricular Comum, a trazer temas de Computação e tecnologia. O currículo foi desenvolvido em parceria com o CIEB e está disponível em
https://curriculo.cieb.net.br/.
O Programa realiza atividades de extensão em parceria com duas redes públicas de Educação, a secretaria de Educação de Balneário Camboriú, secretaria de Tijucas, secretaria de Penha e a secretaria de Educação de Itajaí. Além destas redes o programa tem projetos em parceria com o Colégio de Aplicação da Univali e Atendimento Educacional Especializado de Santa Catarina em projeto que atende estudantes com Altas Habilidades e Superdotação.
As ações atendem a diferentes faixas etárias da Educação Básica, abrangendo tanto a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Alguns dos projetos nasceram a partir de programas de incentivo do ingresso de estudantes na área tecnológica, com apoio do CNPq (ex. programa Forma Engenharia) e depois se tornaram projetos de extensão fomentados pelo Programa de Extensão da Univali. Nesse contexto, destacam-se os seguintes projetos:
- Rope - Robô Programável Educacional (Parceria com MP-SC): Projeto chancelado pela SBC em 2017. Atende a mais de 3000 crianças da rede de educação municipal de Balneário Camboriú.
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Lite is Cool: Parceria com Atendimento Educacional Especializado da Secretaria Estadual de Educação. Atende anualmente aproximadamente 12 jovens com Altas Habilidades e Superdotação de escolas municipais.
- Laboratório Maker (Parceria com Colégio de Aplicação da Univali). Atende 80 estudantes por ano realizando atividades de Pensamento Computacional e Robótica em uma perspectiva Maker.
- Disciplina de Pensamento Computacional na Educação Básica: Em parceria com o programa o Colégio de Aplicação Univali passou a ofertar em 2017 uma disciplina em sua matriz curricular denominada Pensamento Computacional. Aproximadamente 700 alunos por ano são atendidos e a disciplina foi foco de análise da Dissertação da egressa Natalia Couto.
Profª. Dra. Regina Hostins e Profª. Dra. Adriana Gomes Alves
2023 - Prêmio Inovação na Educação
VI Congresso em Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem e I Internacional de Autismo, QUALCONSOANTE E DISCLÍNICA
Projeto Envolvido: Tecnologia aplicada à inclusão de estudantes com autismo no ensino superior: protagonismo pelo design participativo, Financiado pela Fapesc.
2017 - Tese de doutorado
Alves, A. G. Eu fiz meu game: um framework para criação de jogos digitais por crianças (Tese de Doutorado). Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil. Disponível em: https://biblioteca.univali.br/pergamumweb/vinculos/pdf/Adriana%20Gomes%20Alves2017.pdf
A tese se apresenta como o destaque do ano de 2017 porque é a conclusão da pesquisa em nível de doutorado no PPGE – Programa de Pós-graduação em Educação da Univali.
A tese defendida em março de 2017 propôs uma abordagem metodológica inovadora para o desenvolvimento da criatividade por meio de criação de jogos digitais com crianças com e sem deficiência. A pesquisa interdisciplinar e de campo envolveu as áreas de computação, design e educação, com enfoque nos processos de aprendizagem de crianças com e sem deficiência. A tese vinculou-se ao projeto “A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação da aprendizagem” (PLETSCH; LUNARDI-MENDES; HOSTINS, 2012), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
2018 - Prêmio Capes de Teses - Menção honrosa - Educação
Conforme a CAPES, “O Prêmio CAPES de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.”. Na edição de 2018, minha tese intitulada “Eu fiz meu game: um framework para criação de jogos digitais por crianças”, orientada pela professora Regina C. L. Hostins e defendida no PPGE – Programa de Pós-graduação em Educação da Univali, recebeu menção honrosa na categoria Educação. Esta premiação foi um reconhecimento importante tanto para a pesquisadora quanto para o PPGE e a orientadora, sendo que todos recebemos certificados de premiação. Na ocasião, também participamos da cerimônia em Brasília, sendo nossa viagem custeada pela Fundação Carlos Chagas, que também realizou uma premiação às teses da área da Educação.
2019 - Prêmio Melhores artigos produzidos a partir de teses e dissertações na área de Educação Especial, publicado na RBEE
Alves, A. G.; Hostins, R. C. L. (2019). Elaboração Conceitual por meio da Criação Colaborativa e Coletiva de Jogos Digitais na Perspectiva da Educação Inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru - SP, n. 25(4), p. 709-728. Epub November 25, 2019.
O artigo “Elaboração Conceitual por meio da Criação Colaborativa e Coletiva de Jogos Digitais na Perspectiva da Educação Inclusiva.“ foi premiado na 1ª Edição do Prêmio: Melhores Teses e Dissertações da Educação Especial (ISSN: 1980-5470) e Revista Educação Especial (ISSN: 1984-686X). O edital selecionou 6 artigos, sendo três advindos de teses de doutorado e três de dissertações de mestrado no período de 2016 a 2019, os quais foram publicados nas revistas participantes. O artigo é resultado da tese de doutorado intitulada “Eu fiz meu game: um framework para criação de jogos digitais por crianças”, orientada pela professora Regina C. L. Hostins e defendida no PPGE – Programa de Pós-graduação em Educação da Univali. A premiação é um importante reconhecimento da pesquisa, considerando as revistas com maior destaque no Brasil sobre educação especial.
2020 - ZeroProject Awards
O Zero Project, da Essl Foundation – Áustria, a cada ano, encontra e compartilha projetos que visam a melhoria da vida da pessoa com deficiência. A temática da edição de 2020 foi educação.
O trabalho “Design de jogos por crianças na escola inclusiva: desenvolvimento de imaginação e criatividade", das professoras Adriana Gomes Alves e Regina Célia Linhares Hostins, e da egressa Karla Demonti Passos Cathcart, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), venceu o Zero Project Awards. Dos 469 projetos submetidos à iniciativa internacional, 75 práticas inovadoras foram escolhidas para serem socializadas em uma conferência nos escritórios das Nações Unidas em Viena, na Áustria, que ocorreu entre os dias 19 e 21 de fevereiro de 2020.
O projeto do grupo da Univali, fruto das teses de doutorado de Adriana Gomes Alves e Karla Demonti Passos Cathcart, orientadas pela professora Regina, apresenta o desenvolvimento de jogos digitais como abordagem para o desenvolvimento intelectual e a criatividade, na perspectiva da inclusão de crianças com deficiência intelectual. A iniciativa, essencialmente interdisciplinar, envolveu a Escola de Educação, a Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade; e a Escola do Mar, Ciência e Tecnologia.
Participaram da aplicação da proposta os acadêmicos: Brenda Christina Botjuk, do curso de Pedagogia; Gabriel Ribeiro Maciel, de Design de Jogos e Entretenimento; Nicole Migliorini Magagnin, Killian Soares, e Lucas Lira da Silva, do curso de Engenharia de Computação; e Matheus Evandro Rech, de Ciência da Computação.
Inicialmente aplicado na Escola Básica Gaspar da Costa Morais, no município de Itajaí (SC), o projeto foi colocado posteriormente em prática no Grupo Escolar Carlos de Paula Seara e no Colégio de Aplicação da Univali (CAU), ambos também de Itajaí. O projeto contemplou cerca de 50 estudantes, entre eles sete com deficiências. Game design by children in inclusive school: development of imagination and creativity https://zeroproject.org/wp-content/uploads/2020/02/2020-Zero-Project-Report-Educationaccessible.pdf
Profª. Dra. Regina Célia Linhares Hostins
2017 - Capítulo de livro
HOSTINS, Regina Celia Linhares. Evaluation policy in education: the efects of international standards and performativity on Brazil´s postgraduate programmes of excellence. In: Stephen J. Ball. (Org.). Governing by numbers: Education, governance, and the tyranny of numbers.London and New York: Routledge: Taylor & Francis Group, 2017, v. 1, p. 108-130.
2018 - Menção honrosa no Prêmio Capes de Tese, da área de Educação
Orientação à tese: “Eu fiz meu game: um framework para criação de jogos digitais por crianças” de Adriana Gomes Alves, do Programa de Pós-graduação da Univali – Universidade do Vale do Itajaí, SC (13 de dezembro de 2018).
2019 - Prêmio Melhores artigos produzidos a partir de teses e dissertações na área de Educação Especial, publicado na RBEE
Alves, A. G.; Hostins, R. C. L. (2019). Elaboração Conceitual por meio da Criação Colaborativa e Coletiva de Jogos Digitais na Perspectiva da Educação Inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru - SP, n. 25(4), p. 709-728. Epub November 25, 2019.
2020 - Aprovação Chamada CNPq 06/2019 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa (2020-2023)
Projeto de pesquisa: Mudanças na política de avaliação da pós-graduação: traduções nos programas de educação
O projeto se insere no âmbito da linha de pesquisa sobre políticas públicas do ensino superior e sua interface com a avaliação, notadamente sobre as políticas de avaliação da pós-graduação em Educação.
Estes projetos evidenciam o investimento feito pelos pesquisadores do Programa para melhoria da qualidade da Educação Básica na região.